Lisa Gitelman

Lisa Gitelman é historiadora da mídia, com desenvolvimento de pesquisas na área de história do livro nos EUA, técnicas de inscrição e impactos da introdução de novos meios ontem e hoje. Seu trabalho é especialmente voltado ao rastreamento dos padrões de acordo com a qual os novos meios de comunicação tornam-se significativos dentro e contra os contextos de mídias antigas. Seu segundo livro, “Always Already New: Media, History, and the Data of Culture” foi publicado pela MIT Press em 2006. Ela acaba de editar uma nova coleção, “Raw Data” Is an Oxymoron (MIT 2013) e um novo livro “Paper Knowledge: Toward a Media History of Documents”.

Gitelman é Ph.D. em Inglês e Literatura Comparada da Universidade de Columbia e é um ex-editora da Thomas A. Edison Papers da Universidade Rutgers. Ela ensinou no Departamento de História da Ciência da Universidade de Harvard, e ajudou a criar o Departamento de Estudos de Mídia da Universidade Católica. Atualmente ela ocupa a cadeira do Departamento de Mídia, Cultura e Comunicação da Universidade de Nova York.

Artigo: “How users define new media: a history of the amusement phonograph” disponível no MIT Communications Forum

Palestra: “Amateurdom and Its Discontents, Or, What Is a Zine?” no Symposium on Emerging Genres, Forms, Narratives—in New Media Environments, em 2013.

Anúncios